A famosa música “Eduardo e Mônica” da icônica Legião Urbana é com certeza uma das mais famosas da banda e uma das favoritas a todos os amantes de mpb. O que não se sabia era que eles são reais e estão juntos até hoje!
Com um filme sobre o casal da música, onde os atores Gabriel Leone e Alice Braga estrelam como Eduardo e Mônica, que parecem ser amigos próximos das inúmeras vezes que a música foi reproduzida desde a sua criação em 1986.
O cantautor Renato Russo teve uma grande inspiração para contar esta história de amor: o relacionamento de uma de suas grandes amigas, a artista plástica Leonice Coimbra. A referência de Eduardo é contraditória. Alguns relatos de Renato mostram que era uma referência a ele mesmo, outras a amigos, como Philippe Seabra, André Pretorius, Dado Villa-Lobos.
Casada há 42 anos com Fernando Coimbra, hoje embaixador do Brasil no México, Leonice seria a inspiração oficial para a canção.
“Sempre que ele compunha ele me ligava, ou ligava para outras amigas, para mostrar. E aí certa noite ele me ligou e disse que a música era para nós. Eu, honestamente, não estava nem aí naquele momento. Foi só com o tempo que eu fui reconhecer o tamanho do presente que ele, o melhor amigo que eu tive em toda a vida, me deu”, diz Leonice ao jornalista Leonardo Sanchez, da Folhapress.
“Eu acredito que o Renato escreveu essa música idealizando um pouco a minha mãe -o que faz sentido, porque ele era mais próximo dela. Mas a energia da história, esse encontro de amor, isso realmente existe, porque eles são referência de um casamento bacana, são mesmo como feijão com arroz.”
“No fim, não tem a menor importância se essa história tem a ver ou não comigo. Eu não quero soar clichê, mas a verdade é que o importante mesmo é entender que nós nada seríamos sem amor. ‘Eduardo e Mônica’ fala de uma história que deve se repetir aos montes por aí, e eu fico muito honrada de a ter motivado de alguma forma.” completou ele.
Fonte indicada e adaptada: Hypeness