Algo tão simples como levar a criança para uma caminhada num parque ou numa praça para ouvir o vento soprar, o canto dos pássaros, observar as árvores, as cores das flores. Respirar fundo e sentir o cheiro de terra úmida. Pisar em folhas secas. Procurar minhocas, musgos, borboletas. Subir em árvores, correr entre elas pode ser uma experiência encantadora e até essencial na vida delas.

Diversas pesquisas científicas já comprovaram inúmeros benefícios que o contato com a natureza propicia. Esses benefícios incluem todas as áreas da vida da criança, tanto físico como emocional. Confira alguns deles:

1. Permite maior movimentação corporal auxiliando na estruturação do sistema muscular. Estar ao ar livre é um convite para o movimento – correr, pular, escorregar, explorar troncos caídos, escalar barrancos, etc.

2. Auxilia na qualidade do sono, tão importante para a fase de crescimento infantil

3. Regula hormônios, diminuindo o cortisol (hormônio do stress)

4. Previne a obesidade

5. Previne a miopia. Espaços amplos, abertos e com iluminação natural estimulam o exercício dos músculos oculares. As crianças precisam focar em objetos grandes e ao longe. É importante que os olhos se movimentem seguindo a linha vertical, horizontal e de profundidade para a prevenção do encurtamento dos músculos dos olhos. A ocorrência de miopia tem crescido entre as crianças e uma das explicações é o acesso precoce e excessivo ao mundo tecnológico

6. Fortalece o sistema imunológico, pois a criança entra em contato com uma série de bactérias e micro-organismos

7. Previne o desenvolvimento de alergias

8. A criança aprende a superar desafios

9. Colabora para a autonomia da criança

10. Diminui a hiperatividade

11. Reduz a agressividade

12. Dá a sensação de liberdade e pertencimento

13. Promove a educação ambiental vivencial, na prática

14. Estimula o cuidado com o meio ambiente. A criança em contato com a natureza é o potencial cuidador e preservador do meio ambiente, porque em sua memória haverá registros do significado do frescor à sombra de uma árvore por exemplo


RECOMENDAMOS


COMENTÁRIOS




Revista Carpe Diem
Colha o dia, aproveite o momento...