Enquanto países aumentam a cada ano o número de área desmatada, a Costa Rica conseguiu um grande passo na sua história: conseguiu reverter o desmatamento tendo mais da metade do território coberto por florestas enquanto em 1983, as áreas remanescentes eram apenas 26% do total.

Foram décadas de um crescente desmatamento que foi revertido com a implantação políticas de proteção ao meio ambiente. Essa atitude ajudou e muito a economia do país. 2% do total do PIB costarriquenho são de atividades florestais enquanto a extração de madeira representa apenas 0,2%.

Eram cerca de 52,4% de mata em todo o país, dado coletado em 2013 mas pesquisas recentes mostram que esse número cresce a cada dia.

A Costa Rica é um grande exemplo para outros países de que ao se lidar com seriedade as questões ambientais, há um verdadeiro avanço do país tanto economicamente como a qualidade de vida de sua população. Parabéns!

Fonte indicada e adaptada: CicloVivo


RECOMENDAMOS


COMENTÁRIOS




Mariana Marques
Sou estudante, apaixonada por Harry Potter, mãe da Elisa (que está pra nascer) e decidi criar, juntamente com o meu namorado Lucas, a Revista Carpe Diem. Vamos falar de temas atuais, sempre com foco na sustentabilidade e na divulgação de ações humanitárias.