O livro ‘As 5 linguagens do amor’ fez sucesso mundial por se tratar de um conteúdo de autodescobertas do sentimento menos compreendido e mais procurado do mundo.

Nele, é abordado 5 maneiras de demonstrar amor, e elas são: palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço, presentes e toque físico.

Muitas vezes nossa forma de amor difere com a do parceiro, amigos ou até os familiares e essa falta de comunicação pode causar crises nos relacionamentos. É importante saber se comunicar na mesma linguagem para um relacionamento saudável para ambas as partes.

Essa é uma teoria criada pelo pastor norte-americano Gary Chapma, e portanto, não tem respaldo científico. Entretanto, Gary tem uma vasta formação (bacharelado em Antropologia, mestrado em Educação Religiosa e doutorado em Educação de Adultos) e com o empirismo como aliado, ele ajudou dezenas de casais próximos.

Vamos aos tipos de linguagem do Amor e veja em qual você se encaixa:

Palavras de Afirmação

Elogios, frases de admiração, incentivos verbais e agradecimentos fazem parte das Palavras de Afirmação. Se ao escutar essas seguintes frases você se sente amado, então é provável que se encaixe nessa linguagem:

— “Nossa, o almoço ficou ótimo!”

— “Você fica incrível nesse terno!”

— “Você está linda!”

— “Eu acho que vale a pena tentar. Você tem muita chance de ganhar!”

— “Obrigado por ter lavado a louça.”

— “Como você fez para a casa ficar desse jeito? Ficou fantástico!”

— “Adorei a escolha. Você realmente tem jeito para isso.”

Tempo de qualidade

Para outras, mais do que palavras, o tempo passado com aqueles que amam é importante. Ficar junto com aquela pessoa especial fazendo coisas legais, um tempo de qualidade verdadeira, como exemplos:

– Sair para algum restaurante.
– Ir jogar boliche.
– Ficar em casa assistindo a um bom filme.
– Cozinhar juntos, fazendo uma receita nova.
– Experimentar novas atividades juntos.
– Jogar algum jogo de tabuleiro — ou cooperativo, no videogame ou computador.

Atos de Serviço

Se você é uma pessoa que se sente amada quando pessoas fazem algo por você, então você se encaixa na linguagem Atos de Serviço. Se trata de uma visão mais prática. O que importa é o que você faz no dia a dia, não o que fala. É demonstrar amor ao mostrar que importa com a pessoa e que quer ajudá-la. Aqui vão alguns exemplos de maneiras a se conquistar alguém com esse tipo de linguagem.

– Levar o lixo para fora.
– Lavar a louça.
– Arrumar a cama.
– Preparar alguma refeição.
– Consertar coisas na casa.
– Resolver questões burocráticas, como cancelar um serviço de internet.

Presentes

Como já diz o próprio nome, a pessoa desse tipo de linguagem gosta de ser presenteada. E muitas vezes, não se trata de presentes caros, mas presentes pensados na pessoa, com significado, podendo muitas vezes se tratar de presentes manuais e individuais, como cartas ou um bombom no fim de um dia cansativo.

– Compre uma flor para seu parceiro (não um buquê, apenas uma flor).
– Surpreenda a pessoa com um chocolate que ela gosta.
– Guarde as coisas que ganha no trabalho para dar para seu parceiro, ou para usar junto com ele.
– Inove e dê presentes diferentes, coisas que seu parceiro nunca havia pedido.

Toque Físico

Toque Físico é a linguagem que mais gera dúvida nas pessoas. Então, antes de falarmos dela eu preciso deixar uma coisa bem clara: homens e mulheres amam sexo. É gosto de fazer, de falar, de ver e de ouvir. Entretanto, gostar de sexo não significa que sua principal linguagem é Toque Físico.

Se trata em se sentir amado ao receber toques das outras pessoas. O importante é estar em contato físico com as pessoas amadas. Exemplos:

– Massagens.
– Cafunés.
– Coçar as costas.
– Abraçar.
– Deitar próximo da outra pessoa.
– Sexo.

Você pode ter mais de uma linguagem

A primeira coisa que você precisa entender é que todo mundo tem as cinco linguagens do amor. Quem não gosta de chegar em casa e ver que a louça foi lavada? Quem não gosta de carinho, elogio ou presentes?

Isso significa que todos esses elementos precisam estar presentes em nossas vidas. Quando qualquer um deles falta, sentimos que algo está errado. Entretanto, se todos eles estiverem presentes em sua rotina, existe um ou dois elementos que você PRECISA ter com mais frequência para se sentir amado.

Esses elementos é que são a sua linguagem do amor.

Fonte indicada e adaptada: AmbientePsi

RECOMENDAMOS






Colha o dia, aproveite o momento...