A espécie de tartarugas chamada Bostami já é oficialmente considerada extinta há 18 anos e em 2019 um fato incrível envolvendo-as aconteceu: filhotes nasceram em um templo hindu indiano.

Em segredo, guardiões do templo hindu guardaram alguns desses animais que estavam a tempos desaparecendo por conta da perda de habitat e a exploração excessiva como fonte de alimento. Lá, elas são cuidadas e alimentadas, se tornando uma espécie de santuário desses animais já tão raros.

As tartarugas eram colocadas nas lagoas ao redor do local sagrado e cuidadas com imenso carinho pois os monges acreditam que elas sejam a reencarnação do deus hindu Vishnu.

hindu - Espécie de tartaruga há tempos extinta ‘renasce’ em templo hindu na Índia

Como recente iniciativa, os monges se uniram e confirmaram parceria com grupo conservacionista Good Earth para elaboração de programa de criação de tartarugas para preservar a espécie na natureza. Assim, em janeiro de 2019 35 filhotes de tartaruga se encontravam em um santuário de vida selvagem local – 16 delas criadas no templo.

“Este é um marco na história da conservação de tartarugas de Assam, e não teria sido possível sem o interesse demonstrado pelas autoridades do templo no programa de reprodução artificial”, disse a veterinária Jayaditya Purkayastha.

O projeto vem buscando se expandir para mais 18 lagoas da região e se mostrou um verdadeiro sucesso!

hindu2 - Espécie de tartaruga há tempos extinta ‘renasce’ em templo hindu na Índia

Com uma forcinha do deus Vishnu e pela intensa dedicação em proteger e cuidar das tartaruguinhas, essa espécie está viva!

Fonte indicada e adaptada: Razões para acreditar

COMENTÁRIOS




Mariana Marques
Sou estudante, apaixonada por Harry Potter, mãe da Elisa (que está pra nascer) e decidi criar, juntamente com o meu namorado Lucas, a Revista Carpe Diem. Vamos falar de temas atuais, sempre com foco na sustentabilidade e na divulgação de ações humanitárias.