Obter o controle do uso de agrotóxicos na produção agrícola, extrativista e pecuária se tornou um objetivo urgente, tanto para nossa saúde quanto para a saúde do meio ambiente. Uma lei já aprovada e sancionada em Florianópolis fará com que o município se torne o primeiro “livre de agrotóxicos”, em que qualquer armazenamento e aplicações de pesticidas passará a ser crime com direito a multa.

Floripa Agrotóxicos 3 - Está na lei! Florianópolis é a primeira cidade brasileira a banir agrotóxicos das lavouras

A lei diz que todo o dinheiro que for arrecadado com as multas seja revertido para as pastas de Saúde e Meio Ambiente da cidade. Além da nova lei, pretendem criar um programa de educação sanitária ambiental para que possa ser passado quais os malefícios dos agrotóxicos a saúde. Haverá também um programa para que tenha um desenvolvimento de hortas agroecológicas, quem tabém fará parte do projeto.
Floripa Agrotóxicos 2 - Está na lei! Florianópolis é a primeira cidade brasileira a banir agrotóxicos das lavouras

“Durante toda tramitação a gente ia em cada vereador que pegava o projeto para dar o voto de relatoria. Sentava com ele, mostrava dados de análise de resíduos em alimentos e na água, apresentava estudos que correlacionavam o uso de alguns agrotóxicos com aumento de diversos tipos de câncer. Nossa principal base foi acreditar que o diálogo era possível” relatou o vereador Marcos José de Abreu, do PSOL, autor da lei.

Floripa Agrotóxicos 1 - Está na lei! Florianópolis é a primeira cidade brasileira a banir agrotóxicos das lavouras
Vereador Marcos José de Abreu

Fonte indicada e adaptada: hypeness


RECOMENDAMOS


COMENTÁRIOS




Lucas Mendes
Viciado em games, estudante de Educação Física na UFG, pai da Elisa (que ainda está pra nascer) e apaixonado por futebol. Em parceria com minha namorada Mariana, criamos a Carpe Diem com o objetivo de espalhar notícias boas e positivas. sempre antenados com a preservação ambiental.