Um fenômeno completamente raro poderá ser visto do Brasil e grande parte do planeta dos dias 16 à 21 de Dezembro de 2020. Se trata do alinhamento de Saturno e Júpiter, que por estarem próximos, irá parecer um planeta duplo (dois pontos brilhantes).

Ela é conhecida como Estrela do Natal, mas também é reconhecida como Estrela de Belém. Com o passar dos dias a distância entre eles irão ficar ainda menores, sendo possível ser vistos após o pôr do sol. As últimas vezes que esses planetas foram vistos tão próximos foi nos anos 1623 e 1226.

O pesquisador do Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas da UPS (IAG-USP) revela que, “Todos os corpos celestes estão em movimento. Em especial, o Sol e os planetas se movimentam em uma linha no céu chamada Eclíptica. Quando ocorre um cruzamento entre os planetas a gente chama de conjunção”.

“Ao longo dos dias a distância entre os pontos vai diminuir. No dia 21 será a distancia mínima. A olho nu você consegue separar os planetas: Júpiter e Saturno. Júpiter será mais brilhante. A olho nu vai dar para ver, embora não dê para enxergar os detalhes. Com binóculo pequeno você já consegue começar a ver melhor os detalhes”, afirmou Navarete.

“Júpiter e Saturno são os maiores planetas do sistema solar. São também os planetas com mais luas. Júpiter desempenha um papel muito grande porque graças a ele a gente não tem muitos asteroides que poderiam colidir com a Terra. Ele segura os asteroides a uma distância segura da gente.”

“Devemos olhar na direção do pôr do sol. Logo depois do pôr do sol, a gente vê um pouco mais acima do horizonte. Fica mais visível num horizonte mais limpo.”

image003 1  - "Estrela de Natal" poderá ser vista no dia 21, já ouviu falar nela?

Fonte indicada e adaptada: G1

RECOMENDAMOS






Viciado em games, estudante de Educação Física na UFG, pai da Elisa (que ainda está pra nascer) e apaixonado por futebol. Em parceria com minha namorada Mariana, criamos a Carpe Diem com o objetivo de espalhar notícias boas e positivas. sempre antenados com a preservação ambiental.