Uma exposição parisiense vem encantando corações no mundo ao mostrar os manuscritos da obra “O Pequeno Príncipe”. O autor, Antoine de Saint-Exupéry, está com a exposição pela primeira vez em sua cidade natal, Paris.

O manuscrito em língua francesa de “Le Petit Prince”, um dos livros mais amplamente traduzidos do mundo, é pertence à Biblioteca e Museu Morgan em Nova York, onde Saint-Exupery escreveu o livro em 1942.

Além de aquarelas e desenhos, fotos e trechos de correspondências mostram que Saint-Exupéry foi um artista gráfico sagaz, com um gosto especial por traços simples.

EXPOSICAO - Exposição mostra trabalhos visuais do autor de 'O Pequeno Príncipe'

“É tocante ver como Saint-Exupéry precisava desenhar para se expressar. Ele é conhecido como escritor e aviador, mas aqui também o descobrimos como ilustrador”, diz Anne Monier Vanryb, curadora do Museu de Artes Decorativas de Paris.

A exposição mostra rascunhos do pequeno príncipe com um cachorro, um periquito, e um caramujo, ao invés da personagem raposa da história, além dos desenhos originais dos personagens do livro.

As cartas à sua mãe mostram Saint-Exupéry pedindo sua opinião sobre os desenhos, e expressando dúvidas sobre se eles seriam bons o bastante.

“Saint-Exupéry estava muito orgulhoso do fato de que a folha de rosto do livro especificava que as ilustrações eram do autor, já que sentia que era um feito ter conseguido ilustrar a obra ele mesmo”, diz Monier Vanryb.

Fonte indicada e adaptada: G1

RECOMENDAMOS






Colha o dia, aproveite o momento...