O macarrão mais raro do mundo, conhecido como ‘Fios de Deus’ (Fili di Dio em italiano), só é produzido em Sardenha, na Itália, e seu preparo é tão difícil de ser feito à perfeição que se estima que somente três mulheres no mundo saibam fazê-lo.

E não é nos ingredientes nem no preparo, mas sim na técnica para fazer a massa – extremamente fina. Dobrada 32 vezes até chegar a três camadas de 256 “fios de Deus” em cada.

Sua relação celestial vem desde a sua origem, durante a celebração religiosa festejada na região de Nuoro desde o ano 800 d. C. na cidade de Lula, quando, em 01 de maio, a festa de São Francisco é comemorada.

Feita com farinha de semolina, água e sal, sem fermento, e depois é amassada por bastante tempo, para só depois começar o processo de esticar a massa.
fio1 - ‘Fios de deus’: macarrão mais raro do mundo tão difícil de ser feito que está ameaçado de extinção

A dobra começa por 8 tiras esticadas, que devem ser dobradas e puxadas pelas 32 vezes que formaram os 256 fios.Em seguida é colocada ao sol para secar.
fio2 - ‘Fios de deus’: macarrão mais raro do mundo tão difícil de ser feito que está ameaçado de extinção

Quando seco, o resultado é um imenso e belo disco transparente, que será quebrado em partes para ser cozido em um denso caldo e com generosas porções de queijo pecorino fresco.

fio3 - ‘Fios de deus’: macarrão mais raro do mundo tão difícil de ser feito que está ameaçado de extinçãofio4 - ‘Fios de deus’: macarrão mais raro do mundo tão difícil de ser feito que está ameaçado de extinção

Quem prova diz que o nome faz jus, e que realmente o macarrçao é digno de deuses, porém o prato vem se tornando cada vez mais raro, e nem mesmo os mais experientes chefs dão conta do recado, ao aprender com uma das três pessoas que conseguem exercer a técnica necessária, Paola Abraini.

fio5 - ‘Fios de deus’: macarrão mais raro do mundo tão difícil de ser feito que está ameaçado de extinção

Esse foi o caso do chef americano Jamie Oliver, confira o vídeo abaixo:

A técnica de Paola – aprendida por ela diretamente de sua mãe, que também aprendeu com sua mãe, e retornando assim por séculos e séculos – já foi devidamente filmada, anotada e detalhada como um meio para que a feitura do Fili di Dio não simplesmente desapareça – mas nada garante que outra pessoa além de Paola, Salvatora Pisano ou Grazia Selis, as outras duas pessoas, será capaz de realmente realizar o preparo da massa mais difícil, mais rara e mais ameaçada de extinção do planeta.

fio6 - ‘Fios de deus’: macarrão mais raro do mundo tão difícil de ser feito que está ameaçado de extinção

Que rezemos aos céus para que ela seja aprendida, e a tradição dessa delícia se perpetue.

Fonte indicada e adaptada: Hypeness

RECOMENDAMOS






Colha o dia, aproveite o momento...