Para além dos já conhecidos danos causados à saúde daqueles que tragam ou inalam a sua fumaça, o cigarro ainda causa incontáveis danos ao ecossistema. Em levantamento recente feito pela Ocean Conservancy, que patrocina anualmente a limpeza de praias, em 32 anos foram colhidas mais de 60 milhões de bitucas nos mares. E o pior, resíduos de cigarro foram detectados em cerca de 70% e 30% das aves e tartarugas marinhas, respectivamente.
E o retrato mais triste do potencial destruidor do descarte incorreto de bitucas de cigarro pode ser observado em um foto que vem rodando o mundo. O registro foi feito pela fotógrafa Karen Mason quando ela estava na praia Saint Pete, no estado da Flórida, Estados Unidos. O registro captura o momento em que uma ave talha-mar dá um cigarro para alimentar o seu filhote. Não se sabe se o bebê realmente ingeriu o cigarro, mas a imagem, que repercutiu nas redes sociais, serve como um sinal de alerta para os impactos desse tipo de resíduo na vida selvagem.
Os cigarros, assim como vários outros tipos de poluentes, são muitas vezes confundidos por filhotes como alimentos. “Se você fuma, por favor, não deixe as bitucas usadas para trás”, pediu a fotógrafa, que é voluntária para a conservação das aves no seu tempo livre.
“Espero que as pessoas percebam que não é apenas uma questão de poluir as praias, mas é uma questão que potencialmente pode matar a vida selvagem”, afirmou Mason ao canal de TV Fox News.
Em entrevista à BBC, um porta-voz da Royal Society for the Protection of Birds, organização do Reino Unido que protege as aves da natureza, contou que muitos “pássaros ficam curiosos sobre coisas que costumamos descartar”. Como resultado, eles “ investigam e tentam descobrir se algo é ou não comida”.
E o que resta da observação desta cena chocante registrada em fotografia é a pergunta, o que estamos fazendo com o planeta?
***
Trazido do site CONTI outra. Com informações de Revista Galileu
(FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK)