“Represento milhões de indígenas que lutam pela natureza. Se me reconhecem, estão reconhecendo a todos nós ”, afirmou. Em 2019, ela ganhou contra o Estado do Equador uma ação fazendo com que evitasse as explorações de poços de petróleo em áreas-chave da Amazônia.

Podemos falar com toda a certeza que um dos maiores problemas do mundo talvez seja o pouco reconhecimento que temos sobre às culturas indígenas. Com todo o avanço que estamos tendo na sociedade moderna, estamos perdendo todo o contato que tínhamos com a natureza e também com a base de nossa civilização. Quando cortamos laços com a natureza, temos consequências graves para nossa espécie. E graças a pessoas como ela, faz com que reflitamos sobre.

Foto 4 1536x1024 1 - Mulher indígena ganha prêmio ambiental em defesa da floresta amazônica

Nemonte Nenquimo é esta mulher da foto, que com 33 anos acaba de ganhar um Prêmio Nobel por cuidar e proteger a floresta amazônica, uma Waorani, ela faz parte de uma tribo indígena localizada no leste do Equador. Desde criança, Nemonte, se destaca por sua nobre batalha a favor do meio ambiente, que sem ela, muitos indígenas não teriam seus direitos reconhecidos no Equador.

Foto 10 1536x1024 1 - Mulher indígena ganha prêmio ambiental em defesa da floresta amazônica

Nemo, como também é conhecida, teve bastante destaque e respeito logo depois de 2019, ela foi a responsável por vencer uma ação judicial contra o Estado do Equador, evitando uma grande exploração de poços de petróleo no setor amazônico.

“Represento milhões de indígenas que lutam pela natureza. Se eles me reconhecem, estão nos reconhecendo a todos ”.–Nemonte Nenquimo para Mongabay Latam –

Foto 9 1536x1024 1 - Mulher indígena ganha prêmio ambiental em defesa da floresta amazônica

Fonte indicada e adaptada: Upsocl

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Lucas Mendes
Viciado em games, estudante de Educação Física na UFG, pai da Elisa (que ainda está pra nascer) e apaixonado por futebol. Em parceria com minha namorada Mariana, criamos a Carpe Diem com o objetivo de espalhar notícias boas e positivas. sempre antenados com a preservação ambiental.