Nesta última quinta-feira (5), foi apresentado o Observatório de Inovações para Cidades Sustentáveis. Eles buscam com o projeto, reunir informações, procurar propostas e exemplos dignos de boas iniciativas e políticas públicas em âmbito municipal para que possa haver uma melhora de vida das pessoas.

O projeto possui diversas parcerias como do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) e o Programa para o Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (PNUMA).

Eles nos apresentam soluções e estudos com bons resultados. Entre todas as soluções estão 222 propostas de políticas públicas que estão disponíveis para desenvolvimento por gestores municipais. Em relação ao estudo de casos, um total de 358 foram sistematizados como já analisadas e realizadas pela equipe do projeto.

“A plataforma tem como objetivo criar ambiente moderno, interativo, acolhendo sugestões de desenvolvimento tecnológico, de questões que promovam a inovação nos grandes ambientes urbanos à luz dos grandes desafios que cidades do mundo enfrentam para gerar um ambiente mais agradável, sustentável, repercutindo na qualidade de vida dos cidadãos”, relatou o presidente do CGEE, Márcio Miranda, em um evento de lançamento realizado virtualmente.

O gestor de portfólio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambinte (PNUMA), Asher Lessels, conta que o observatório consegue produzir um grande banco de dados com soluções pertinentes para combater os desafios urbanos.

Lessels destaca também que: “São soluções que vão promover o desenvolvimento sustentável, que resultem em cidades sustentáveis, com benefícios para os habitantes das cidades. Acreditamos que o observatório tem papel forte no apoio às cidades para gerar uma recuperação verde melhor da situação da pandemia”.

Fonte indicada e adaptada: CicloVivo

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Lucas Mendes
Viciado em games, estudante de Educação Física na UFG, pai da Elisa (que ainda está pra nascer) e apaixonado por futebol. Em parceria com minha namorada Mariana, criamos a Carpe Diem com o objetivo de espalhar notícias boas e positivas. sempre antenados com a preservação ambiental.