Um novo recorde mundial surpreendeu a Ciência: uma amostra de veneno de uma cobra conteve 4,9 gramas de veneno – quantidade capaz, segundo os veterinários locais, de matar até 3 mil seres humanos adultos.

Se trata de um morador do Australian Reptile Park, parque especializado em répteis e com uma das maiores coleções de animais da Austrália.

whisplash2 - Recorde! Cobra produz veneno suficiente para matar 3 mil adultos em uma única extração

Whiplash, como foi batizado, é do tipo taipan-costeira e se trata da maior amostra de veneno já extraída de uma cobra já registrada.

A extração foi feita como parte do programa de produção de soro antiofídico realizado pelo parque, e Whiplash superou em 0,4 gramas sua marca anterior de 4,5 gramas em uma única dentada – a média de veneno extraído é de 1,8 gramas por operação.

“Eu soube imediatamente que o frasco de veneno estava muito mais pesado do que o normal, e uma pequena parte de mim ficou excitada, imaginando que o recorde poderia ter sido quebrado – mas não na medida que se deu”, comentou Zac Bower, um dos especialistas em veneno do parque.

“Ele é a mais incrível cobra com quem já trabalhei, e me obriga a estar sempre alerta, mas vale a pena por saber que ele está salvando muitas vidas” comentou ele.

Anualmente cerca de 2 mil pessoas são mordidas por cobras na Austrália, e mais de 300 recebem o soro antiofídico produzido a partir dos venenos extraídos no Australian Reptile Park, localizado em Somersby, no estado de Nova Gales do Sul, na costa leste do país.

whisplash - Recorde! Cobra produz veneno suficiente para matar 3 mil adultos em uma única extração

Baseado em sua dose letal mediana, é considerada a terceira cobra terrestre mais venenosa do mundo.

Fonte indicada e adaptada: Hypeness

RECOMENDAMOS






Colha o dia, aproveite o momento...