Rowena, a ursa que ficou conhecida como “ursa mais triste do mundo” durante uma campanha de transferência, conseguiu engordar 80 quilos em seu novo lar. Por conta de maus tratos, seu pelo havia caído e estava ralo. Foi necessário, então, um tratamento de pele para que por fim ela tivesse seu verdadeiro pelo novamente.

Durante a campanha para a sua transferência do Piauí para o santuário de animais em SP, ela ficou conhecida por ser a “ursa mais triste do mundo”. Em seu antigo lar (circo), tinha que se contentar com temperaturas de 40°C. Nessa imagem ela está se refrescando por conta de 30°C, era a temperatura de SP. Imagine o quanto Rowena deve ter sofrido!

7319704 x720 - Confira a belíssima transformação da ursa Rowena, ela chegou ao santuário de SP após sofrer maus tratos

Resgatada no Maranhão e doada ao parque de Teresina pelo Ibama, Rowena ficou 25 anos em um circo passando por variados tipos de maus tratos. Durante o período que ficou no circo, a ursa era alimentada com ração de cachorro, e os alimentos eram utilizados pelos veterinários para atrai-la de um lugar para outro.

A fundadora do santuário; Silvia Pompeu, relata que Rowena chegou ao local com queda de pelos, além de ralos e emaranhados. Após tratar e cuidar da ursa, os tufos começaram a cair, dando espaço para toda uma nova pelagem, mais macia.

“Ela tinha muito problemas de pele, como sarna, micose, fungos, infecções, infestação de verminoses. Tinha um cheiro muito forte. Muito desses problemas eram devido ao calor e à alimentação. A gente começou a tratar com uma dieta mais regrada e o organismo foi respondendo. É igual uma pessoa, o resultado é de dentro para fora”, afirma a fundadora.

“Ela não sofre nenhum estresse agora, não passa calor, não passa fome, não passa pelas situações de quando era usada no circo. Mesmo com uma idade avançada, ela tem qualidade de vida e está saudável agora”, concluiu Silvia.

A ursa estava com aproximadamente 120 quilos quando chegou em Joanópolis, com a mudança de sua rotina já está pesando 200 quilos.

05 ursa marsha rowena resgatada santuario rancho gnomos vegano shoes - Confira a belíssima transformação da ursa Rowena, ela chegou ao santuário de SP após sofrer maus tratos

A transferência de Rowena aconteceu por meio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e depois levada por uma cabine que possui um climatizador especial até seu novo lar, o santuário de Joanópolis. Deixou de se chamar Rowena e passou a ser conhecida com Marsha, para que possa dar um início à sua nova vida.

O resgate de Marsha foi feito por Luísa Mell, já conhecida também pelo resgate de diversos outros animais.

Fonte indicada: G1


RECOMENDAMOS


COMENTÁRIOS




Revista Carpe Diem
Colha o dia, aproveite o momento...