O vitiligo é uma condição da pele que manchas da pele perdem o pigmento, ficando brancas com margens acentuadas, é totalmente inofensivo ao corpo mas pode ser algo difícil de se lidar psicologicamente por se tratar de uma condição que faz alterações na aparência. Em um mundo com tantos padrões impostos como a atualidade que vivemos, crianças que se veem com essa condição, acabam por se sentir “deslocados” e muitas vezes sofrem com estresse psicológico.

Foi pensando nisso que João Stanganelli Junior, que tem vitiligo, resolveu fazer bonecas de crochê “diferentes” para ajudar as crianças a se sentirem ‘normais’ e valorizadas, independentemente do tipo de condição em que possam estar vivendo.

bonecacomvit4 - Senhor com vitiligo faz bonecas de crochê para que crianças se sintam bem com a aparência

João conta que está se aposentando e que escolheu o crochê como seu hobby para se manter ativo e engajado. “No começo, meus dedos e costas doíam muito, hoje não mais” e diz que passa 90% com as bonecas. Ele tem pelo crochê tem um fascínio bastante viciante – uma vez que você se acostuma ao ritmo (e aos calos dos dedos), é difícil parar!

E essa bela iniciativa deu certo! Foi pelos diversos sentimentos de alegria e auto estima que João continuou a criar e expandir seu trabalho, que pode ser acompanhado pelo Facebook ou pelo Instagram.

bonecacomvit5 - Senhor com vitiligo faz bonecas de crochê para que crianças se sintam bem com a aparência

bonecacomvit3 - Senhor com vitiligo faz bonecas de crochê para que crianças se sintam bem com a aparência

bonecacomvit2 - Senhor com vitiligo faz bonecas de crochê para que crianças se sintam bem com a aparência

Fonte indicada e adaptada: Bored Panda


RECOMENDAMOS


COMENTÁRIOS




Mariana Marques
Sou estudante, apaixonada por Harry Potter, mãe da Elisa (que está pra nascer) e decidi criar, juntamente com o meu namorado Lucas, a Revista Carpe Diem. Vamos falar de temas atuais, sempre com foco na sustentabilidade e na divulgação de ações humanitárias.